terça-feira, 30 de dezembro de 2008

=> Oh Malditas Indicações!

Não, não vou falar mal das fic que indico aqui, tão pouco daquelas que me são indicadas para ler, afinal seria a mesma coisa que guspir no prato que comeu (alias isso é algo nojento O.o'). Longe de fazer algo parecido, vim comentar sobre fics nos mais diversos temas, casais, generos e classificações.

Eu dificilmente leio uma fic com a ideia de que não vou gostar dela. Por mais que seja algo que nunca li antes, sempre vou com o pensamento de que se é novo pode ser bom. Assim já me aventurei por diversos fandons (passando desde fandom de raiz que é Yu Yu, até fandom que pisei apenas uma vez, Senhor dos Anéis) e não posso falar que não tirei proveito algum deles. Seja por apenas uma fic que me fez ler mais cinco ou por cinco que me convenceram de que ainda não é o momento de me prender àquele lugar. Sempre li e meses depois voltei para ler mais ou ainda procurar e reler a fic que me apresentou ao fandom. Agora, e quando você é velha de fandom e lê as coisas sem prestar atenção? Eu já fiz muito disso... Acreditem.

Desdes fics que apenas o título me chamou atenção, até fic que eu fui com a cara do resumo ou do casal abordado, não há uma forma de se escolher a fic para ler, apenas se deixa levar. Infelizmente é nesses momentos que você gostaria de ter uma forca ao seu lado ou qualquer outro tipo de arma para se arrepender eternamente de ter entrado naquele link.

Vamos supor dois casos:

1º- Quando você tem amor a primeira vista e se descepciona a segunda: é o tipico caso de adorar o resumo, amar o título e entrar para ler e resolver cometer suicidio. A fic possui falas em roteiro e muita, mas muita mesmo, escrita de internet. Falem, vá, dá uma raiva tremenda ao se deparar com fics assim, não? Eu vivo me deparando com elas... Parece tipo um carma na vida, quando quero achar algo bom para ler, é quando essas pestes aparecem. Nada contra quem escreve dessa maneira, mas o que custa uma vez na vida pegar o dicionário e aprender a narrar um conto descentemente? Não mata e você recebe muitos elogios (ou hits para aqueles que ficam com preguiça de mandar review).

2º- Quando você não vai nenhum pouco com a cara da fic, mas resolve ler por ter seu casal favorito e esquece de ler o resto do resumo: OH Deuses! Juro, eu amo essas fics! São as fics que eu viro a cara, torço nariz, quero me matar, mas acaba que eu adoro o desenrolar da trama! Isso aconteceu comigo hoje. Estava feliz e alegre lendo as fics do ffnet, quando dou de cara com uma fic ShakaxMu no resumo, bem fui ler né, adoro o casal. Para minha total surpresa e completa incompetencia, havia um MuxShion na continuação que eu nem me toquei de ler... A cara de tacho que fiquei ao me deparar com um lemon dos dois carneirinhos foi pagavel! Sério mesmo, eu fiquei meio: "E agora, pulo a leitura, saio ou continuo?" Minha escolha foi a terceira. O que posso falar? Amei a fic! E são essas fics que fazem valer apena continuar meio cega para os resumos.

Agora, o que mata mesmo é aquelas fics com resumos assim oh: "Não sou boa em resumos, mas a história está boa, leiam!"... Passo longe delas. Motivo? Ah vamos, se alguém não consegue escrever duas linhas de resumo para instigar o leitor, não vai conseguir escrever uma fic descente. Alias outra coisa costuma me afastar das fics: "FICHAS ABERTAS/ENCERRADAS" OHHHH ZEUS! Eu ODEIO fic com fichas. Se quer por personagens originais, inventê-os! Não é muito dificil sabe e valoriza muito a fic. sem contar que por diversas vezes pode ser que esse personagem original caia no gosto do povo (Não é mesmo Sato?).

Posso passar horas aqui falando do que pode ser legal ou estremamente ruim numa fic, assim como posso passar horas puxando o saco de alguma escritora que eu adoro! Mas está longe de mim se ater a esses dois quesitos. Sempre achei que se tem gosto para tudo e não devemos reclamar quanto a isso, logo quem gosta de fics cheio de emoticons e ações de rpg online, sinta-se avontade para ler. Para mim que não gosto, apenas passo reto.

PS: Análise novinha saindo apenas em 2009... A fic foi escolhida a dedo e nem eu acredito que vou análisa-la.

PPS: Minhas fics de Natal vão sair... Nota sobre elas no ffnet.

Marcadores:

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Oh, tinha tempo q naum vinha por aqui...

É uma pena que naum tenha conseguido fazer a fic de Natal... mas como vc mesma disse...até natal do ano q vem sai... e eu vi hj q tem fic nova lá no seu profile... mim vai ler...

Sem anaaaalises, Keiko??

Eu quero analises!

ohohohohohoh...

Gostei desse seu 'desabafo' sobre as analises q vc faz, as fics com liguagem de internet q eu tb abomino... tah certa em td... inclusive sobre o lance de criar personagens originais... ohohohoh... como vc mesma disse Sato é uma boa prova disso...

Bem... espero que vc volte com as analises logo...

Hugs 4 u, Keiko!
See Ya!

12 de janeiro de 2009 às 14:09  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial